FeiradeProfissoes  
congreganositedaurcamp  
Banner Institucional  
BannerCREDIES  

Museus

  

Criados pelo historiador Tarcísio Taborda, os museus Dom Diogo de Souza, da Gravura Brasileira e Patrício Côrrea da Câmara são depositários da história e cultura de Bagé e região. 

Museu Dom Diogo de Souza  

O grande acervo e as atividades do museu promovem e estimulam as manifestações culturais da região, resgatam a cultura do homem da campanha e o reflexo dessa cultura através da história e das peças raras. Para isso durante todo o ano são realizadas exposições, congressos, concertos, atividades artísticas, conferências, entre outros eventos. Paralelo ao trabalho de difundir e manter a memória da história de Bagé e localidades próximas, são produzidos e divulgados vídeos e mostras fotográficase mantidas coleções completasde jornais de várias épocas.           

No ano de 2005 o museu Dom Diogo de Souza recebeu incentivo da Petrobrás, através da Lei Rouanet, que investiu na reforma do prédio, bem como na construção de um anfiteatro.                       

Importante também destacar que neste ano de 2007 o museu completou 50 anos de existência. Revitalizado na sua estrutura, o museu imortaliza o patrimônio histórico e atravessa gerações.

Endereço: Rua Emílio Guilayn, 759.

Fone: 3242-8244, Ramal 250

Funcionamento: de Terça a Sábado, das 13h30min às 18h30min.

Museu da Gravura Brasileira

Guarda precioso acervo de obras dos artistas bageenses, brasileiros e de outros países.Dentre eles destaca-se o grupo de Bagé: Glenio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Danubio Gonçalves e Carlos Scliar. Mantém mostras permanentes para visitação pública de representações do Uruguai, Argentina, Chile, alunos de Bagé e de outras regiões. No local, são desenvolvidas atividades artesanais em argila e papel reciclado. 

Endereço: Rua Coronel Azambuja, 18 (esquina Av. Tupy Silveira)

As visitações estão abertas nas segundas-feiras, das 13h30 min às 17h30min, e das terças às sextas-feiras, das 13h30min às 18h30min. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone 3242-8244, ramal 225.

Museu Patrício Corrêa da Câmara

Localizado junto às fundações do Forte de Santa Tecla (1773-1776) expõe variado material, encontrado em escavações arqueológicas executadas na área dessa fortificação espanhola. Dispõe ainda de exposições de diversos objetos que fazem parte da história do gaúcho da fronteira.

Além destes, também em Santana do Livramento, temos o Museu ASPES/Urcamp aberto à comunidade acadêmica e comunidade em geral, recebe visitas programadas. Em seu acervo estão várias obras nacionais importantes como “O Cangaceiro” de autoria de Cândido Portinari. Na Pinacoteca há, entre outras, obras de Rodolfo Amoedo, Castagnetto, Di Cavalcanti, Osvaldo Goeldi, Lasar Segall, Portinari, Djanira e Tarsila do Amaral.

Contato

Av. Tupy Silveira, 2099
CEP 96400-110

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(53) 3242 8244

(53) 3242 8898